Explicando a tragédia econômica do PT de maneira didática

Assuntos Diversos Vinicius Botti ⋅ postado 2018-10-13 19:54:45 ⋅ 53 Leituras

O sistema econômico que o PT usou é keynesiano/desenvolvimentista. De maneira simples, é um pensamento de que o governo deve interferir na economia e controlar a taxa de juros para haver desenvolvimento econômico.

O governo Lula, foi reconhecido por grande desenvolvimento econômico. “O pobre comprou carro, casa, eletrodomésticos, etc...” e empresas cresceram nessa época. O problema é que esse crescimento econômico é insustentável a longo prazo já que foi criado “à base de inflação”. Explico:

Vou demonstrar aqui, para facilitar a compreensão, um projeto empresarial que foi feito no início do governo Lula, e quebrou na crise em 2014 (12 anos). Considere os juros como 19% ao ano

Imagine que um empresário, ao fazer seu projeto ao longo desses 12 anos, tenha uma TIR (taxa interna de retorno) de 18%. Ao fazer a projeção de fluxo de caixa, o cálculo do VPL (valor presente) será negativo, indicando então que trata-se de um malinvestment devido ao preço do juro atual (19%). O empresário não inicia o projeto.

O governo petista então por meio de inflação, reduz a taxa de juros na canetada para 13% (para aquecer a economia). A mesma TIR de 18%, que não era suficiente para ter o VPL positivo agora é, ou seja, esse projeto que era inviável agora passa a ser, então o empreendedor inicia o projeto. Ao mesmo tempo, o governo petista facilita o crédito para consumo, a demanda está artificialmente maior do que estaria em circunstâncias normais.

Nesse momento, é quando inicia-se a falsa prosperidade. Devido aos juros artificialmente baixos, a economia prospera, empresas contratam e pagam mais aos seus funcionários, tudo é uma maravilha. Pessoas compram casas, carros, eletrodomésticos, tudo está muito acessível (Esse é o momento que o PT ficou famoso pela prosperidade econômica, denominado BOOM).

Ao passo que o juro continua artificialmente baixo sem respaldo em poupança, os preços dos bens de consumo começam a subir devido à desvalorização cambial, e devido ao aumento de demanda por eles. Então o governo a fim de evitar ainda mais essa desvalorização e conter a inflação, eleva os juros para 24%. (Por via de exemplo)

Até mesmo os projetos que possuem um VPL positivo anteriormente à expansão de crédito - com uma TIR de 20 à 23% -, agora se tornarão malinvestments, e as pessoas agora consumirão menos já que o juro não está tão acessível como antes. O empresário teve seu cálculo econômico falsificado, tomou uma decisão correta num cenário artificialmente errado. Além de tudo, o empresário tinha reajustado sua empresa para a nova demanda que foi estimulada.

Chegará então o momento do denominado BUST (recessão, 2014). Grandes investimentos e cadeias de produção quebram. Mesmo os investimentos que possuíam uma TIR muito elevada ainda sofrem devido à má alocação de recursos que a demanda estimulada causou. Houve queima de capital, os recursos mal alocados serão corrigidos, gerando então diminuição de consumo, demissões, diminuição de renda em detrimento da diminuição marginal da mão-de-obra, tudo isso em larga escala, num macro cenário.

Nesse caso, podemos dizer que o PT usou de políticas inflacionárias para ludibriar a população e se manter no poder, porém, o custo a ser pago é alto, e pago por nós.

Como diria Henry Hazlitt: “A inflação é o ópio do povo”.

Seja o primeiro a curtir esse tópico :bowtie:
Contagem Total de Respostas: 0
    Sem comentários~~
    • Revise o que for escrever e evite erros de português.
    • Suporte a marcação de texto: **Negrito**、~~Texto Negado~~、`Trecho Destacado`
    • Suporte a Emojis. Listar Emojis Suportados. Exemplos: :metal: :point_right: :star: :sparkles:
    • Suporte a upload de imagem `arrastando e largando` ou `colando com ctrl+v`. Aceita os formatos - jpg, png, gif
    • A publicação suporta armazenamento offline e será salva quando o conteúdo for alterado. O botão "Enviar" será apagado quando clicado para evitar postar duas vezes.
      Não poste conteúdo ofensivo. Ser educado com as pessoas é mais importante do que ser inteligente!
    Ctrl+Enter